COMO FUNCIONA

Para aderir ao Cartão Nova Saúde, o cliente tem ao seu dispor uma vasta equipa que facilitará todo o processo de adesão.

Ao celebrar um contrato de seguro com a Lusitânia é emitido um cartão, com um número de apólice e nome do cliente. O Cartão Nova Saúde é enviado pelo correio.

O seu seguro de Saúde poderá ser utilizado na rede Nova Saúde e na plataforma Advancecare, no âmbito da Prestação Directa. Basta apresentar o seu Cartão Nova Saúde, no momento da consulta, tendo de pagar apenas o co-pagamento estabelecido pelo regime contratual.

O cliente pode ainda optar pela Prestação por Reembolso, ou seja, a possibilidade de escolher prestadores fora da Rede Nova Saúde e da plataforma Advancecare, mas com direito a reembolso (ver tabelas), após envio do recibo para a Lusitânia.

Pode subscrever o Cartão Nova Saúde nas unidades da Rede Nova Saúde (a designar), nas entidades empresariais interessadas, com os colaboradores da M. Costa, SA. e nos locais de maior interesse para os utentes, sujeito a marcação prévia.

Os clientes do Cartão Nova Saúde terão dentro da rede Nova Saúde preços especiais estipulados pelo acordo efectuado com a Advancecare. Estes preços serão praticados nas seguintes situações:

    – Quando a cobertura em causa não existe no cartão escolhido.

    – Quando o plafond da cobertura já estiver tomado / ultrapassado.




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COMPARTICIPAÇÃO E CO-PAGAMENTOS
Existem três níveis de oferta relativamente ao Cartão Nova Saúde, a pensar nos rendimentos das famílias e na capacidade das empresas:
COBERTURAS   NA REDE     FORA DA REDE  
  comparticipação co-pagamento     comparticipação co-pagamento  
  Hospitalização   100% 0     50% 0  
  Assistência Ambulatória   100%       100%    
  Consultas     15€ / Consulta          
  Consultas ao Domicílio     25€ / Consulta          
  Enfermagem ao Domicílio     5€ / Consulta          
  Tratamentos     10%          
  Meios Auxiliares de Diagnóstico     10%          
  Parto   90% 0     50% 0  
  Próteses   80% 0     80% 0  
  Ortóteses                
  Aros, Lentes, Lentes de Contacto   90% 0     70% 0  
  Estomatologia   100% 15€ / Visita     50%    


GARANTIA Limites máximos
Assitência médica em Portugal
2.1 Envio de médico ao domicílio 24 horas/dia, 7 dias/semana
Copagamento de 10€ por consulta a cargo da pessoa segura
Deslocação: Ilimitado
Consulta: Ilimitado
2.2 Aconselhamento médico 24 horas/dia, 7 dias/semana Serviço: Ilimitado
2.3 Transporte em ambulância ou táxi Serviço: Ilimitado
2.4 Envio de profissional de enfermagem 24 horas/dia, 7 dias/semana
Copagamento de 10€ por deslocação a cargo da pessoa segura
Serviço: Ilimitado
2.5 Marcação de consultas e meios complementares de diagnósticos Serviço: Ilimitado
2.6 Análises clínicas no domicílio Serviço: Ilimitado

GARANTIA Limites máximos
Assistência Médica em Portugal em Caso de Internamento Hospitalar
3.1 Transporte da pessoa segura Ilimitado
3.2 Acompanhamento da pessoa segura pelo médico assistente (Franquia de 50km no continente e de 5km nas ilhas) Ilimitado
3.3 Acompanhamento da pessoa segura familiar ou outro acompanhante (Franquia de 50km no continente e de 5km nas ilhas) Ilimitado
3.4 Falecimento da pessoa segura internada Ilimitado
3.5 Alta(chek-up) Ilimitado
3.6 Alta sob vigilancia médica Ilimitado

GARANTIA Limites máximos
Assistência em Viagem no Estrangeiro
4.1 Despesas médicas, cirúrgicas,farmacéuticas e hospitalização no estrangeiro € 3.500,00
4.2 Transporte ou repatriamento sanitário por doença súbita ou acidente Ilimitado
4.3 Acompanhamento durante o transporte ou repatriamento sanitário Ilimitado
4.4 Acompanhamento da pessoa segura hospitalizada Máximo de € 75,00/dia no limite de € 750,00
4.5 Bilhete de ida e volta para um familiar e respectiva estadia Máximo de € 75,00/dia no limite de € 750,00
4.6 Prolongamento de estadia em hotel Máximo de € 75,00/dia no limite de € 750,00
4.7 Transporte ou recrutamento de falecidos e das pessoas seguras Ilimitado
Na cobertura de informação, assistência e consulta domiciliária os limites anuais são os seguintes:
GRUPO SEGURÁVEL
São considerados como Pessoas Seguras, os associados e/ou funcionários do Proponente que, através do Boletim de Adesão, tenham aderido ao contrato de seguro – A estas Pessoas Seguras habitualmente denominámo-las por Aderente Principal.
Agregado Familiar
Pode prever-se a inclusão do respectivo agregado familiar.

Por agregado familiar entende-se o cônjuge ou legalmente equiparado e filhos, enteados ou adoptados do aderente e/ou cônjuge que coabitem e dependam economicamente do aderente, e enquanto contemplados pelo direito ao abono de família (no máximo de 24 anos).

A permanência do Agregado no seguro depende da permanência do Aderente Principal.
FORMALIDADES DE ADESÃO
Como em todos os contratos de seguro haverá o preenchimento de uma proposta de seguro, assinada pelo Tomador do Seguro (sobre carimbo), na qual se definirão as coberturas e capitais.

Cada Pessoa a Segurar fica obrigada ao preenchimento e assinatura de um Boletim de Adesão e Questionário Médico.

Quando necessário, os serviços clínicos da Nova Saúde poderão solicitar elementos complementares para melhor identificação e enquadramento do risco.

No caso de se tratar de seguros transferidos, a Lusitânia Seguros analisará a possibilidade de aceitar as pessoas transferidas em idênticas condições de vigência, sem que tal seja factor de impedimento ao preenchimento do questionário médico.
ACEITAÇÃO / INÍCIO
Após entrega da proposta e respectivos boletins de adesão, o seguro considera-se aceite, se no prazo de 30 dias, a Lusitânia não comunicar antecipação de data ou participar a sua suspensão.

ÂMBITO TERRITORIAL DO SEGURO
O Seguro Nova Saúde é válido para despesas médicas efectuadas em Portugal.

No estrangeiro, em viagens até um período de 60 dias, ficam incluídas as despesas com Hospitalização e Assistência Ambulatória realizadas em situações de urgência por doença súbita ou acidente comprovado. Para o efeito devem contactar a empresa de Assistência.
REDE CONVENCIONADA DE PRESTADORES
A modalidade de Prestações por Rede Convencionada proporciona maior conforto, comodidade e menor dispêndio económico à Pessoa Segura usufruindo de uma maior comparticipação no valor das despesas médicas. Beneficia ainda do facto do pagamento das despesas ser automaticamente liquidado, na quase totalidade, directamente pela Seguradora aos clínicos. Nesta modalidade a Pessoa Segura pode recorrer a uma ampla rede de prestadores de serviços de saúde, previamente contratados mediante critérios de reconhecida qualidade sem deixar de atender à distribuição geográfica de todo o país.
CARTÃO DE IDENTIFICAÇÃO
Cada aderente receberá um Cartão Nova Saúde com o qual se identificará junto dos serviços da Rede de Prestadores Clínicos.

Este cartão é pessoal e intransmissível e em caso de perda ou extravio deve de imediato comunicar-se o facto à Seguradora, a fim de ser anulado e substituído por um novo.
PRÉ AUTORIZAÇÕES
Existem determinados actos médicos que necessitam de uma prévia autorização para que a Seguradora possa assumir a responsabilidade do seu pagamento.
Estão nesta categoria as seguintes situações:

- Hospitalização
- Intervenção Cirúrgica (incluindo a pequena cirurgia)
- Tratamentos de Fisioterapia
- Tratamentos de Quimioterapia
- Parto

A Pré-autorização será providenciada pelo próprio médico quando o acto clínico é executado dentro da Rede de Prestadores e, quando fora da Rede, deverá a pré-autorização ser solicitada directamente pelo aderente aos serviços da Advancecare.




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